sexta-feira, 21 de maio de 2010

História da Moda - Anos 30




Oi gente. :D Eu já tinha feito uma matéria resumidissima sobre os anos 30 maaaas, no meu curso de moda minha professora passou um trabalho 'tipo' TCC sobre essa década, aii eu fiz uma super pesquisa, e vou postar aqui detalhes desses anos okay okaay !! Então firmãao galerêee. (yy.

   Década de 30.

Anos de crise.


A Era do Jazz ou melhor ‘Anos loucos’ terminaram com a queda da bolsa de valores de New York. O que abalou o mundo. Milionários ficam pobres da noite para o dia e trabalhadores perdem seus empregos.





Na Alemanha tem inicio ao genocídio de Hitler.
Também o inicio à conflitos que vão gerar a Segunda Guerra Mundial, os conflitos na França se iniciam por meados de 1938.
Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá inicio ao New Deal, e a um plano pra tentar recuperar a economia.
Os movimentos Totalitários começam a eclodir. Na Itália (Mussoline), Portugal (Salazar), Espanha (FranciscoFranco), União soviética (Stálin) e além da Alemanha.
E no Brasil ocorre a Revolução de 30 em 1932 a Revolução Constitucionalista. Em 1934 é promulgada a Constituição. Também chega ao fim a política do café-com-leite e em 1937 o inicio do Estado Novo.
Na moda os anos trinta foram anos de feminilidade.
Nos anos anteriores a mulher tinha perdido suas formas e tinham aparência andrógena.
Assim já no inicio dos anos 30, as formas femininas são resgatadas, cintura volta o seu devido lugar, os vestidos ficam longos e ainda fluídos. Também usam capas ou boleros.
A imagem da mulher fica mais limpa, mais feminina.
O termo prêt-à-porte ainda não era usado, mais já dava seus primeiros passos graças as maisons dos estilistas.




O foco de atenção que antes eram os tornozelos passou a ser as costas, com grandes decotes nos vestidos de noite.



Os trajes de banho diminuíram, as cavas aumentaram, e os decotes nas costas também aparecem. Dizem que a mudança nos vestidos fez com que isso acontecesse. Já que com o tempo os trajes ficaram cada vez menores principalmente nas costas. E os banhos de sol se popularizarão.


Duas peças bem marcantes dos anos 30 foram o shorts e os óculos escuros.

Shorts.
Com a maior prática de esportes, as freqüentes idas as praias para os banhos de sol e a popularização das bicicletas os shorts foram mais aceitos, e era muito comum ver mulheres usando a peça. Bem diferente do que é hoje, eles eram largos, e compridos, marcando bem a cintura e com grandes bolsos nas laterais, era tão confortável quanto os vestidos e proporcionava mais mobilidade.


Óculos.
Os óculos escuros se popularizarão graças aos astros do cinema de Hollywood.
E também a grande exposição ao sol.



Música.
As big bands foram muito populares, era uma vertente do jazz, com o ritmo dos grupos surgiu o ‘swing’ um estilo de música e de dança predominante da década.  Artistas: Count Basie, Tommy Dorsey, Duke Ellington, Benny Goodman, Woody Herman, Harry James, Glen Miller e Artie Shaw entre outros.
No Brasil o ritmo era o samba. Artistas: Noel Rosa.


Cinema.
Nos anos 20 começam as inovações no cinema, mais é em 30 que se deixam parte do cinema mudo e se começa o cinema clássico de Hollywood (Cinema falado)
O governo ameaça a censura ampliada à 1930 mais só entra em vigor em 1934 quando uma Católica organização de vigilância da Legião da Decência.  Ameaçaram boicote dos filmes. E os filmes que não tivessem o selo de aprovação do Código de Produção Administração pagavam uma multa de US$25.000,00.
No começo da década a MGM dominou a tela de cinema de Hollywood .
Os Astros eram: Clark Gable, Lionel Barrymore, Jean Harlow, Norma Shearer, Greya Garbo, Jeanette Mac Donald, Marlene Dietrich, Katherine Hepburn e marido Gene Raymond, Spencer Tracy , Judy Garland e Gene Kelly.
Em 1939 foi criado o que até hoje dizem ser o filme mais bem sucedido de todos os tempos Gone White the Wind.
Um outro filme que foi lançado nessa época foi King Kong, que foi regravado recentemente.


Outra grande inovação dos Estados Unidos foi a companhia de animação em 1937 a Walt Disney começa as produzir o filme de animação mais bem sucedido de sua época, A Branca de Neve e os Sete Anões.
Ideal de beleza.
O ideal de beleza da época eram mulheres magras e bronzeadas. E tinham que praticar esportes.
Como as atrizes Greta Garbo, Marlene Dietrich e Katharine Hepburn.

Greta Garbo.
A atriz Greta Garbo foi muito copiada pelas mulheres, seu estilo sofisticado, com sobrancelhas e olhos bem marcados com lápis e usava o pó de arroz bem claro.



Marlene Dietrich.
Seus cabelos loiros foram copiados por quase todas as mulheres, e seu estilo masculinizado chamava muita atenção.
Ela estava quase sempre vestida como os homens, mais mesmo com a aparência tão diferente não deixava de ser feminina e belíssima.



Estilistas.
Chanel continuava fazendo sucesso com suas criações.
Surgiram novos nomes na moda como: Madeleine Vionnet, Madame Grés, Elsa Schiamparelli, Balenciaga e Mainbocher e também Salvatore Ferragamo.

Madeleine Vionnet.
A estilista foi um marco na moda dos anos 30.
Nascida em 1876 na França. Com apenas 12 anos (1888) ela já era aprendiz de costureira nos subúrbios de Paris. Em 1897 trabalhou em Londrez com Kate O’Reilly. Em 1901, retornou a Paris e foi contratada para a casa Callot Soeurs. Em 1907 ingressou na Doucet onde permaneceu por 5 anos. E em 1912 abriu sua própria Maison.
Curiosidades.
Ela criava seus modelos em miniaturas de bonecas e só depois de alcançado o resultado passava para a escala humana.
Também encomendava seus tecidos com quase dois metros a mais para poder esculpir seus drapeados.
Propões uma grande inovação o Copyrigth para proteger seus modelos de Alta Costura.  Sua criações levavam uma etiqueta com sua assinatura e sua digital. Ela fotografava todas suas roupas na frente de dois espelhos junto à um número de série, ou em três ângulos diferentes, assim tinha álbuns organizadíssimos com  todas as suas criações.
E também vestiu Greta Garbo e Marlene Dietrich.


Madame Grès.
Nasceu em 1903 na França, sempre se inspirou na Grécia. Seus modelos eram sempre bem fluídos em tons ou brancos ou em seus nuances. Eram em pura alta costura. E as criações mais marcantes foram os vestidos drapeados. Eram tão perfeitos que lhe perguntavam como conseguia esconder tantos metros de tecido, e ela sempre afirmava que deixar o tecido do jeito que caía no manequim aproveitava a naturalidade e leveza, deixando assim sua identidade.
Suas roupas pareciam verdadeiras esculturas, usava sempre o Jersey e a seda, e tratava seus vestidos como obras de arte.
Também vestiu Greta Garbo e Marlene Dietrich.
E o famoso tubinho preto é atribuído a ela.



Salvatore Ferragamo.
Lançou sua marca em 1935 e veio mais tarde se tornar um dos impérios de luxo italiano.
Com a crise na Europa ele teve que usar outras matérias primas, e baratear os custos, então passou a usar cânhamo, palha e os primeiros materiais sintéticos. E criou nessa década a palmilha compensada.



Nessa época a arte era muito valorizada,os designers Jean-Michel Frank e André Arbus traduziam o neoclassicismo.
A art-déco e a aerodinamica norte-americana dominaram a década.
Surgiram vários novos materiais como a baquelita, uma espécie de plástico maleável. Foi usado em vários objetos inclusive nos eletrodomésticos e em jóias leves.
E  também Raymonde Loewy , um designer norte-americano muito bem sucedido que fez repaginagens de produtos incluindo a embalagens do cigarro Luck Strike e o logo da Shell.

Neoclassicismo 


Art - déco



Aérodinamica


No final da década, com a segunda guerra próxima, o vestuário já se adequava a tempos difíceis, algumas peças já apresentavam mudança, como as saias que já vinham com uma abertura lateral pra poder andar de bicicleta.
E então estoura a guerra em 1939 na Europa.

Vestimentas Femininas.
Vestidos Longos (para noite)
Vestidos mais curtos (para o dia)
Boleros
Coletes
Cardigãs
Blazers
Chapéus
Trajes de banho
Shorts e camisas (para praticar esporte e frequentar praias)
Calças (coco chanel)
Tecidos:  Algodão e Casimira.



Calçados.
A maioria com saltos baixos
Foi criada a sandália plataforma (Carmem Miranda)
Alguns com estilo masculinizado, como um ‘mocassim’
Sapatilhas.

Vestimenta masculina.
Calça
Camisa
Blazer
Casaco
Gravata
Chapéu



 Na imagem acima (esquerda), atores da novela Desejo Proibido, o figurino da novela é da época, alguns vestidos foram desenhados por Vionnet, e a vestimenta dos homens tem variações, os mais pobres são mais simples como o ator, e na imagem a cima (direita) é ninguém mais ninguém medos que Charles Chaplin, a roupa ele é exatamente o que os homens mais ricos usavam nessa década. (menos a gravatinha)

Cosméticos.
Maquiagem: Blush, pó sombras coloridas principalmente verde, azul e lilás, máscara para cílios, cílios postiços e baton em tons de vermelho escuro e fortes.
Destaque era nos olhos bem malcados com marrom no côncavo e preto bem rente ao cílios, sobrancelhas depiladas e redesenhadas com lápis e boca ‘picada de abelha’.
O perfume Flô foi criado, na década de 30, por um homem apaixonado que queria conquistar sua amada. O presente marcou a tradição de um romance que durou 65 anos e atualmente foi resgatado pela neta do casal, a perfumista Maira Jung.



Cabelos.
A maior parte das mulheres tinham os cabelos loiros.
Eles eram bem ondulados.
Alguns mais compridos, outros bem curtos com os cachos bem rentes a cabeça.

E é isso Galerê, um trabalho completo com tudo da década, essa foi a teoria da década, nesse trabalho Eu e o @bsktdospulover produzimos um editorial de moda, vou postar as fotos no próximo post okay :D e pra vocês saberem, moda não é só cor e tecidos nãaao viiu meu povo se esta querendo seguir essa carreira e tem na cabeça que é isso, vá fazer administração ou medicina ou talvez turismo, porque é muuuuuuita correria, maais eu ameei tudo, sem exceção ^^' espero que tenham gostado e aproveitem :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário