domingo, 28 de fevereiro de 2010

Anos 20 - Era do Jazz

Eu aqui estudando. Moda pra variá. Pensei e vou postar algumas coisas sobre as décadas de 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80.



Então pra começar, vou falar dos anos 20.




Anos 20 ou Era do Jazz foi como ficou conhecida essa década de liberdade embalada pelo ritmo do Jazz e no vestuário total influência já que o publico frequentava muitos salões, óperas, teatros e também os cinematógrafos, que exibiam filmes de hollywood, onde a moda sempre está presente em peso.
As mulheres imitavam as atrizes do cinema como Gloria Swanson, Mary Pickford e a dançarina Josephne Baker que revolucionou seu vestuário nas apresentações se livrando dos espartilhos e a deixando mais livre.
Assim começaram as revoluções no vestuário da época, as roupas davam mais liberdade permitindo mostrar as pernas, o colo e usar a maquilagem.




Na maquilagem pele branca, boca no tom carmim, olhos beeeeeem marcados e as sobrancelhas delineadas a lápis.





Nas roupas, silhueta tabular, vestidos um pouco mais curtos, leves e deixando braços e costas a mostra. A moda era liberdade e conforto, as danças exigiam muitos movimentos e o vestuário tinha que acompanhar tudo isso.





Um acessório que ficou marcado foi o chapéu "cloche".





A sensualidade feminina não era em curvas e sim quadris e seios pequenos, o que chamava a atenção eram os tornozelos.
No final da década de 20, o figurinista francês Jacques Doucet (1853 - 1929) subiu mais as saias o que foi um escândalo já que apareciam até as ligas rendadas das mulheres.



na imagem acima Jacques Doucet, ele era um velinho simpático rs.


Outro nome que marcou época foi a estilista Coco Chanel, ela escandalizou com seus cortes retos, blazers, alfaiataria feminina e é claro com o corte de cabelo curtíssimo. Sem dizer que ela lançou uma moda atrás da outra sempre com muuuito sucesso.



imagem acima Coco Chanel.


Tivemos também Jean Patou que foi um super destaque na linha "spotwear".

imagem acima Jean Patou.


Mas o marco dos anos 20 foi a crise econômica de Nova York em 29 de outubro de 1929. Foi ai que acabam os anos feliz e dançantes. E começam as levas de desempregados.
E é claro que a moda sofre som isso, o glamour e todas as roupas sofisticadas perdem espaço para a falta de dinheiro para ter tanta qualidade, os estilistas tiveram que revolucionar a indústria textil.


Então é isso galera. :) próximo post década de 30 os anos de crise.




Nenhum comentário:

Postar um comentário