sexta-feira, 14 de junho de 2013

Será mesmo que são só os R$ 0,20 ?

Hey!
Eu não vi nada na Televisão, até porque não fico assistindo muito, mas quando eu estava ali, sentada na minha sala, como todos fazem em suas casas eu não estava sabendo do que estava rolando em São Paulo, e fiquei muito surpresa e decepcionada demais com as críticas, depoimentos, relatos da imprensa, desconhecidos postando vídeos amadores, fotos amadoras, de tudo o que esta acontecendo.
Tudo começou com as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus. Achei vídeos de Sampa, Rio de Janeiro e Goiania.




Mas não é só isso que esta gerando tantas manifestações, eu fui lendo, e vendo vídeos e fotos, e tem um post recheado de tudo o que ta rolando nos últimos dias no Brasil e começando com meu desabafo...
Estamos vivendo em uma espécie de "Ditadura Militar" em pleno século 21, em pleno 2013? Inclusive o Jurista Wálter Maierovitch comparou a realidade atual com a Ditadura, aqui.
Brasil, que país é esse? Até quando vamos ser conhecidos pelas bundas,  carnaval e corrupção?
O povo esta cansado, estou lendo muita coisa quase que em tempo real, no facebook, onde já não sei quantas páginas, sites, e desconhecidos postaram inúmeros acontecimentos, e textos de revolta e  desabafo. Fotos de jornalistas feridos, velhos passantes feridos, bala de borracha? Bomba de gás Lacrimogênio? 
Aliás, bombas vencidas, não me lembro qual a fonte, não foi online (risos) me informou que esse armamento vencido, é prejudicial a saúde, não causa só o que eles dizem não fazer mal, pode ter riscos maiores, graças ao vencimento.

Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Assisti vários vídeos, que mostram os próprios militares vandalizando, sim, eles mesmo apedrejaram suas viaturas para que culpassem os manifestantes. Olhem só, é engraçada a reação do amador que esta filmando, mas acho que seria uma reação de qualquer um. Vejam:


E agora eu pergunto a voces, acreditam mesmo que tudo isso é só por causa do aumento da tarifa de transporte público da maior cidade da América Latina? Acreditam mesmo que pessoas sairiam pra rua manifestando dessa forma só por isso? AH! Aliás, antes que me esqueça, não é só na capital paulista que houve manifestação, até agora eu li alguma coisa sobre em Brasília, nossa queria capital nacional e em Belo Horizonte também.
Saiu no G1.

Manifestações no Brasil 2013 - Distrito Federal - cabestree

Manifestações no Brasil 2013 - Distrito Federal - cabestree

Manifestantes são chamados de vândalos, saiu uma notícia que diz que quem for preso nas manifestações vai ser considerado terrorista. Fonte

Policia Militar agredindo imprensa - Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Que país é esse? É o que diz aquela velha música do Legião Urbana, sábio Renato, quem diria que iriamos continuar cantando esse som, com a mesma vergonha e decepção.
O governo não se importa, ele quer dinheiro. A bancada religiosa, com sua grande e extensa ignorância, dizem amar a Deus e se dizem Deus, gritam pra todos os lados as palavras do criador, como se pudessem falar, como se tivessem esse direito e capacidade, é claro. E a polícia militar? CADÊ ELA QUANDO VOCE PRECISA? Cadê essa competência e capacidade de defender o estado, quando quem é o ferido é o cidadão?
Olhem só, policiais atiram contra manifestantes, detalhe enquanto os mesmos estão gritando "Sem violência" a polícia não se importa e logico, agem da maneira CIVILIZADA de sempre. Vejam:


Esse país virou uma bagunça, a TV virou uma bagunça, o dinheiro do povo virou brinquedo.
A mídia nos omite verdades, políticos discutem doença gay, bolsa salário pra prostitutas, aborto, ganham salários abusivos. Pais e mães de família que trabalham pra ganhar uma miséria de salário mínimo, não ganham bolsa de R$ 2.000,00 e muito menos tem um projeto desses pra ser discutido entre esse monte de gente que só tá ali pra ocupar espaço.
Estou sendo generalizada mesmo, porque é revoltante se viver em um país onde se paga imposto até naquele no amendoim que voce compra pra comer tomando aquela cerveja, mas calma, sua cerveja tem impostos também, como todos os outros produtos que são comercializados legalmente. Onde político rouba dinheiro público na cara de todo mundo, e fica por isso mesmo. Onde a tarifa de transporte público sobe todo ano, e a população ainda tem que conviver com o desconforto, com as greves, com o descaso.
A copa ta ai, mas uma centena de eventos de nível mundial, que estão sendo feitos com nosso dinheiro, em valores absurdamente altos. E pra quê? Fazer bonito pro resto do mundo? Gente, o mundo sabe o que é esse país, que por mais bonito que seja, por mais cultura que aqui tenha, nunca vamos conseguir mudar o esteriótipo que o tempo marcou na testa do brasileiro.
Olhem só como não adianta taparmos o sol com a peneira. Assistam:


Como disse, não vi nada na TV e o que vi, que passou na Rede Globo, mas que vi online, foi Arnaldo Jabor, que eu adoro e que fala coisas tão coerentes, me surpreendendo e mandando essa em pleno Jornal da Globo. Vejam:


PS: Fiquei realmente surpresa com o fato dele ser tão profissional e nunca usar mascaras e falar coisas confortáveis e omissas como a maior parte dos comentaristas, repórteres e jornalistas na emissora. Fiquei surpresa porque a hipocrisia esta generalizada.

Enquanto alguns brasileiros tem a coragem de dizer que manisfestantes são vândalos, na Europa e na Alemanha, brasileiros e estrangeiros se revoltam e já marcam protestos a favor dos manifestantes brasileiros, pelo facebook, lá fora. Saiu no R7.
A liberdade de imprensa já era, vejam porque. Jornalista é espancado por policiais militares.



Jornalista da Folha de São Paulo é atingida por bala de borracha no olho.

Policia Militar agredindo imprensa - Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Policia Militar ataca grupo de profissionais da imprensa que estavam trabalhando em uma das manifestações.



Cinegrafista toma spray direto no rosto, fiquei muito chocada com essa imagem:

Policia Militar agredindo imprensa - Manifestações no Brasil 2013 - cabestree


Manifestantes e seus cartazes que eu adoro.

Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

A page Fora do Eixo do FB postou essa Carta aberta ao prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad.

CARTA ABERTA AO PREFEITO FERNANDO HADDAD

Sr. Prefeito
Uma parte de nós vêm, nos últimos dias, participando de manifestações de rua contra o aumento das passagens dos transportes urbanos. Mas a ampla adesão ao movimento mostra que não se trata apenas de 20 centavos. Não importa a nós, nem a um número crescente de cidadãos, se tal aumento foi abaixo da inflação. Estamos manifestando uma profunda insatisfação com esses serviços urbanos. Mas não apenas. É também a canalização de uma sensação represada de inconformismo, cada vez menos difuso, com os rumos políticos do país.

Não somos partidários do uso de métodos violentos. Nem nós, nem quase a totalidade dos manifestantes, eleitores ou opositores seus. Mas as atitudes da polícia militar, ontem, mostraram sem a menor sombra de dúvida que quem acredita na violência não é o MPL. É o Estado que demonstrou enxergar na agressão, na força bruta as únicas ferramentas de persuasão.

Em questão de minutos, sr. Prefeito, inúmeros relatos e imagens provam nosso ponto. Assista aos vídeos. Leia os depoimentos. Converse com paulistanos. A manifestação ocorreria em relativa tranquilidade, sem qualquer episódio de violência, baderna ou vandalismo, se a polícia não tomasse a iniciativa de abrir as hostilidades. Ferindo inclusive passantes, membros da imprensa com premeditação criminosa. Depredando o próprio equipamento policial para culpar os manifestantes. Está tudo documentado: a brutalidade seguiu por horas, com cidadãos inocentes sendo caçados como presas.

O governador Geraldo Alckmin já havia dito claramente que mandaria endurecer a repressão. Foi endossado, cobrado amplamente por editorias nos dois grandes jornais da cidade. Eis nosso ponto, Haddad. De Alckmin, da Folha, do Estado de S. Paulo não esperávamos nada diferente. De você, sim.

Sua eleição representou para muitos um ato de possível ruptura política, de descontinuidade do estado policial que o governador e a antiga prefeitura nos oferecia. Nos causa enorme tristeza e decepção não vê-lo tomar uma posição que o afaste claramente de tais políticas repressivas. Vê-lo longe da cidade, em Paris, ecoando as palavras reacionárias de Alckmin, reproduzindo os mesmos adjetivos injustos, os mesmos clichês conservadores que, temos certeza, você já escutou em seu tempo de militância.
Tem ideia de como isso nos atinge?

Vivemos em uma metrópole exausta, à beira de um colapso físico e psico-social, que intimida, oprime, espanca e mata o melhor da sua juventude: moradores da periferia, ativistas, ciclistas, skatistas, grafiteiros, músicos... Que por tempo demais criminalizou nossas últimas reservas de potência, saúde e sanidade cidadã. Foi em nome dessa potência, Sr. Prefeito, que o senhor pediu votos. Não para defender o mesmo tipo de “ordem” autoritária e insensível que o governador e quem o elege representa.

O prefeito diz que tais manifestações não são maduras, pois não são capazes de apresentar lideranças. Pois lhe dizemos com toda franqueza: é você que não está sendo maduro.
Pois não compreende a nova lógica do ativismo, da auto-organização, da inteligência e da indignação coletivas. Não entende que sua resposta não será dada em uma mesa de negociações. Há outras formas de dialogar.

Não encarne o poder como seus antecessores. Não tema as ruas. Não acredite que ceder a elas é capitulação. Acredite, revogar esse aumento, começar uma séria revisão dos contratos e da política de transporte na cidade, será muito mais do que uma vitória dos movimentos sociais. Será uma vitória de São Paulo. Uma demonstração de que um governo popular é aquele que escuta o povo. Será uma pequena vitória da ideia de cidade que você diz manter.

Se em seus discursos você fez eco aos que disseram nas praças que Existe Amor em SP, se quer com essas palavras ser inspirador de transformações, é essa transformação, esse amor pela cidade que hoje bate à sua porta. Esperamos que agora ela não seja trancada.

Movimento Existe Amor em SP!


E esse foi o desabafo mais coerente e matemático de todos os tempos, vejam os números, vejam os valores, vejam quanto o brasileiro perde e quanto o governo e centenas de políticos corruptos ganha as nossas custas.

Texto de Matheus D.

O que são R$ 0,20 centavos??

SÃO SÓ 0,20 CENTAVOS

Metrô - 4,5 milhões usuários POR DIA.
4,5 milhões x 0,20 centavos

Dia = 900.000,00 MIL
Mês = 19.503.000,00 MILHÕES – 21,67 DIAS ÚTEIS
Ano = 234.036.000,00 MILHÕES - 260 DIAS ÚTEIS

Ônibus – 6 milhões de usuários POR DIA
6 milhões x 0,20 centavos

Dia = 1.200.000,00 MIL
Mês = 26.004.000,00 MILHÕES – 21,67 DIAS ÚTEIS
Ano = 312.048.000,00 MILHÕES - 260 DIAS ÚTEIS

CPTM – 2,3 milhões usuários POR DIA.
2,3 milhões x 0,20 centavos

Dia = 460.000,00 MIL
Mês = 9.968.200,00 MILHÕES – 21,67 DIAS ÚTEIS
Ano = 119.618.400,00 MILHÕES - 260 DIAS ÚTEIS

UM TOTAL DE
665.702.400,00

SÃO SÓ 0,20 CENTAVOS
E para o trabalhador e o estudante? Quanto custa os 0,20 centavos que periodicamente somam a mais 0,20 centavos?


Manifestações no Brasil 2013 - cabestree

Ai eu te pergunto. Será mesmo que são só os R$ 0,20 ?
Estou decepcionada e apoio, com todas as minhas forças, as mudanças pro nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário