quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cia. de dança Cisne Negro



Tive a oportunidade prazerosa de vê-los dançando, no Sesc Bauru no ano passado (2009) e foi absolutamente incrível *-* coreografias lindas, emocionantes, a interpretação, a expressão, tudo impecável, muuuuuuuita qualidade mesmo!



O grupo foi criado em 1977 nasceu da união das alunas do Estúdio de Ballet Cisne Negro e alguns atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo. Os brasileiros Tíndaro Silvano, Mário Nascimento, Ana Maria Mondini e Sonia Mota, o português Vasco Wellenkamp, o inglês Mark Baldwin, os franceses Gigi Caciuleanu e Patrick Delcroix, o espanhol Victor Navarro, os argentinos Julio Lopes e Luis Arrieta e o israelense Itzik Galili são alguns dos coreógrafos que já passaram pela Cisne Negro Cia. de Dança.
Só em 2008 fizeram mais de 90 espetáculos. As coreografias são criadas intercalando o ballet clássico e a dança contemporânea.
Não bastasse tudo isso, há um comprometimento social por parte da companhia. Desde janeiro, seus integrantes participam do projeto Reciclando Sonhos, com a parceria da ONG Cruz de Malta e patrocínio do Grupo Fleury. Na zona sul de São Paulo, 40 jovens de 12 a 16 anos freqüentam oficinas de dança, música, teatro, cenografia, meio ambiente e cidadania. Um dos objetivos é despertar neles o interesse para as profissões de figurinista, cenógrafo e produtor. "Há poucas pessoas bem preparadas nessas áreas", comenta Hulda.






As coreografias diferentes, com certeza marcam o grupo. Já que quando foi criado, não era normal homens dançando no Brasil, Hulda colocou suas melhores bailarinas junto com os homens fortões da universidade de educação física, o primeiro espetaculo com essa formação diferente teve um sucesso nunca esperado, e ficou marcado. O grupo revolucionou a dança Nacional.

O grupo também tem um livro Cisne Negro - 30 anos de Dança
Um video que mostra trechos de várias apresentações deles. Vale muuuito a pena conferir:




Hulda Bittencourt comanda com muuuuito conhecimento a Cia. de dança Cisne Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário